Shakti Tantra Yoga

Uma introdução à prática matriarcal e matrilinear do Yoga Tântrico
Reproduzir vídeo
Facilitadores: Noemi Badialli e Claudio Fernandez

Shakti Tantra Yoga

R$ 333
  • Início Imediato das Aulas
  • 6 Meses de Acesso
  • Conteúdo Adicional em PDF

Descrição do Curso

Este curso tem como objetivo principal, a desmitificação do Tantra, abordando desde aspectos históricos, compreendendo como se desenvolveu na Índia Antiga num contexto matriarcal dessas culturas.

A proposta é resgatar práticas e saberes do feminino esquecidos após séculos de patriarcado e como o Tantra foi ressignificado pela cultura ocidental. Revelando as raízes do pensamento tântrico para a forma como nos relacionamos consigo mesmos, com os outros e com o mundo.

Nesse sentido, abordamos as distorções relacionadas ao sexo e como essa ferramenta pode ser útil para o autoconhecimento e expansão de consciência. “Para o ser humano o sexo não é um m em si mesmo, é o poder criativo que integra a experiência completa de estar vivo.”

A energia sexual tem diversas funções, sendo assim, iremos aprofundar nas formas como essa energia atua, circula e técnicas do Tantra Yoga (asanas, pranaymas, bandhas e mudras) para aprimorar a relação com essa energia de maneira que possamos a nível denso e sutil, sentir os efeitos dessa circulação.

Resgatando o olhar do tantra matriarcal sobre os poderes do feminino, iremos abordar temas como o orgasmo, ciclo menstrual, menopausa, ressonância, gravidez e o potencial criativo da mulher.

Nesse sentido, propomos um novo olhar sobre a forma como as mulheres tem um papel fundamental enquanto iniciadora na prática tântrica e qual o papel do homem enquanto suporte dessa força ativa do feminino.

Cronograma das Aulas

Apresentação do Ministrante Claudio Fernandez

Noemi Badialli e Claudio Fernandez abrem o curso on-line “Shakti Tantra Yoga” com uma breve apresentação da visão de trabalho proposta neste curso. Um breve resgate da história pessoal e das experiências vividas pelo ministrante ao longo de seus 40anos de pesquisas e práticas energéticas no tantra yoga e nas artes marciais taoístas. Esse curso é uma compilação desses 40 anos de estudo profundo sobre energia, resgatando das praticas antigas, segredos do trabalho energético e de alta circulação de energia. Esse curso promove uma abertura sob a forma como se pensa e circula a energia sexual e como podemos potencializar nossa mudança pessoal e coletiva utilizando essa ferramenta.

Para poder realizar de maneira prática todas essas potencial da essência feminina, o Tantra Yoga conta com uma serie de ferramentas : Asanas, Pranayamas, Bandhas e Mudras, que apesar de ser utilizado extensamente no yoga, no Tantra Yoga tem um enfoque particular, pois destaca o papel fundamental da circulação de energia para desenvolver a criatividade, estados de consciência alterados e controle de alta energia no corpo.

Tópicos tratados nessa aula:

-Definições de Asanas, Pranaymas, Bandhas e mudras.

-Como Funciona a nível energético essas ferramentas

– Como se articulam-na prática do Shakti Tantra.

O Yoni Mudra, a base da prática do Shakti Tantra Yoga, se destaca pela ativação da musculatura interna e profunda do assoalho pélvico e órgãos genitais. Esse tipo de ativação desencadeia a nível neuro-hormonal, fisiológico e de consciência, diversos processos que pode ser equilibrados e controlados pela mulher. A consciência da ativação do Yoni Mudra é fundamental para a saúde e prazer feminino, além de trazer enormes benefícios em caso de vaginismo, perda de libido, secura vaginal, incontinência urinária e diversas disfunções desde o nível mais denso, até o mais sutil do corpo feminino.

– Introdução Teórica

– Descrição anatomica

– Descrição Fisiológica

– Descrição Energética

– Efeito a nível de Consciência

– Onde se aplica na vida cotidiana o Yoni mudra

Massagem para liberar a circulação pelos canais Yang e Sushumna

Essa massagem tem por objetivo abrir a circulação energética pela coluna com simples manipulação que ao mesmo tempo relaxam a musculatura e articulações. Esta massagem promove uma abertura da circulação que vai região ílio-sacral até a região cervical, em um estímulo ascendente de energia.

Neste vídeo você aprenderá técnicas de massagem tântrica com o reconhecimento anatômico denso e sutil do corpo no sentido de compreender como estimular a liberação dos canais energéticos para uma melhor circulação de energia. Começamos pelo assoalho pélvico, por ser o principal centro de ativação e circulação de energia.

– A anatomia dos pontos de bloqueio

– Como liberar os pontos de maiores tensões

– Técnicas manuais: posição, movimento e intensidade das mãos.

– Leitura do corpo e dos pontos de tensão

Obs: As técnicas utilizadas nesse curso são contraindicadas para pessoas que desenvolveram algum trauma na região sacral, lombar ou cervical. É fundamental o conhecimento de uma profissional nos casos de manipulação da coluna.

A massagem é um processo de interação e consciência para ambos e promove uma nova percepção do corpo e dos sentidos, por tanto, é de responsabilidade dos parceiros e/ou parceiras, a condução e o consentimento real nesse processo. No tantra você está inteiro no agora.

Neste vídeo, Claudio Fernandez aprofunda na abordagem contemporânea da massagem tântrica desmitificando a utilização terapêutica dessas técnicas. Fala dos cuidados, dos benefícios e como realiza-la de forma responsável e consciente para quem realiza e para quem recebe. A massagem tântrica visa um trabalho global do corpo a da circulação da energia, não se limita a massagem genital.

– Qual a função da massagem tântrica

– Aspectos importantes da massagem tântrica

– Como usar a massagem como método terapêutico

– Precaução no uso de vibradores

– A reflexologia do corpo feminino

-Liberação coxofemoral para circulação de energia na pélvis e órgãos genitais

-Principais pontos de tensões de energia ying e yang na região pélvica e femural e como liberá-los

– A relação energética entre quem faz e quem recebe a massagem

– Técnicas manuais: posição, movimento e intensidade das mãos.

– A circulação de energia no corpo durante a estimulação manual

 

Obs: Este curso não oferece conteúdo suficiente para capacitar alguém a utilizar dessas técnicas como terapeuta tântrico. As técnicas são direcionadas para pessoas e parceiros que desejam se desenvolver no estudo e aprofundamento pessoal da circulação de energia.

Recomendamos assistir o vídeo completamente, fazer as devidas anotações importantes para depois colocar as técnicas em pratica.

A massagem é um processo de interação e consciência para ambos e promove uma nova percepção do corpo e dos sentidos, por tanto, é de responsabilidade dos parceiros e/ou parceiras, a condução e o consentimento real nesse processo. No tantra você está inteiro no agora

Na visão matriarcal e matrilinear podemos considerar que a mulher possui 5 poderes naturais, e por isso, são vistas como o centro da pratica e iniciadoras no processo tântrico. Esses poderes permitiram a mulher circular mais energia que o homem, sustentar e gerar uma outra vida oferecendo total suporte físico e energético. Além disso, sabemos que mulheres tem uma alta capacidade de adaptação e resiliência, o que foge totalmente do que nos foi dito sobre ser o “sexo frágil”. Evolutivamente, a mulher soube como reproduzir e se adaptar as diversas mudanças climáticas e energéticas que o mundo sofreu durante toda a expansão e domínio humano no planeta. Neste modulo, você compreenderá mais sobre esses poderes e como se conectar com esses potenciais.

– O poder do Ciclo Menstrual

– O poder do Orgasmo

– O poder da Gravidez

– O poder da Menopausa

– O poder da Ressonância

O resgate dessas práticas realizado por Claudio Fernandez, tem como objetivo a funcionalidade do trabalho entre corpo, energia e consciência. Dessa forma, essas técnicas psicofísico-energéticas estão fundamentadas numa melhora da qualidade de vida de forma autônoma e ampla. O trabalho desenvolve técnicas a nível individual, com parceiros ou em grupos de mulheres. Começaremos pelo trabalho individual que é fundamental para iniciar qualquer processo de autoconhecimento.

– A função da prática individual e coletiva

– A função energética do sexo Tântrico

– Efeitos da prática na vida espiritual, energética e mental

Obs: Os cursos vivenciais trazem mais sutilezas e direcionamento no trabalho com energia e promove, por meio de uma análise personalizada, uma maior assimilação do corpo na circulação de energia.

Neste vídeo abordaremos os pranaymas e alguns asanas em associação a utilização do Yoni mudra, sendo assim, buscamos estimular a circulação de energia de acordo com a postura e modulação da respiração. Começamos com posturas iniciais no chão para estimular um trabalho mais direcionado a neutralidade da pélvis e estímulo do primeiro chakra numa direção ascendente de energia. Neste vídeo, também destacamos os devidos cuidados para preservar a estrutura das articulações e movimentos do corpo. Advertimos que não é normal sentir dor ou incomodo durante as práticas, caso aconteça, não insista e busque adaptações para a sua anatomia.

– Circulação energética de cada postura

– Recomendações e cuidados em cada prática

– Asanas: Padmasana, Ardha Padmasana, Siddhasana.

– Adaptações e ajustes posturais

– Passo a Passo para conexão

– Conexão interna, mudras manuais

– Respiração para circulação de energia

– Pranayama Ujjayi: Respiração Tridimensional

– Ritmo respiratório e os quatro tempos da respiração

– Pranayama Bhastrika: Função físico-energética

Este modulo tem o objetivo de reunir alguns Asanas (posturas do Yoga) para promover a circulação ascendente (sacro-crânio) reunindo as conexões internas (mudras e bandhas) e a modulação da energia através de respiração em cada momento. O Circuito ascendente promove a circulação de energia da região pélvica para a região craniana, e para que isso aconteça estamos passo a passo conectando cada região e chakra no processo de elevação de energia. Lembramos que assim como elevamos, também precisamos deixar esse fluxo ( ou parte dele) descer, e nesse momento, a menstruação é uma fase onde não fazemos praticas ascendentes e permitimos que o fluxo natural do corpo desça com a menstruação.

– Práticas adequadas e adaptadas para cada fase do ciclo

– Mapeando o ciclo menstrual para auto-observação

– Posturas para elevar a circulação de energia sexual: Malasana, Prapadasana, Deviasana

– Ajustes, adaptações, instruções e cuidados

 

Obs: Atente primeiro para como se estrutura da postura, anote o que sentir necessário e só depois realize sua prática. No final do curso iremos colocar mais algumas considerações finais sobre a estrutura da pratica individual e como realiza-la de forma disciplinada e consciente.

Asanas de flexão, torção e extensão

Neste Modulo iremos aprofundar nos Asanas que abrem a circulação de energia pela coluna vertebral e promovem uma maior ascensão da energia crânio-sacral. Essas posturas alteram os padrões de circulação de energia que o corpo está acostumado por longa duração em má postura. Dessa forma, aprendemos a abrir a circulação de energia pelo Yoni Mudra, modular a energia pela respiração e direcionar essa energia por meio da postura.

– A função dos asanas de flexão, torção e extensão

– Cuidados com a prática pessoal

– Relação da circulação interna na estrutura externa do corpo

– Asanas de abertura e circulação de energia pela coluna: Uttanasana, Urdhva mukha svanasana, Dandasana, Matsyendrasana

– Ajustes, adaptações, cuidados e instruções.

 

Obs: Atente primeiro para como se estrutura da postura, anote o que sentir necessário e só depois realize sua prática. No final do curso iremos colocar mais algumas considerações finais sobre a estrutura da pratica individual e como realiza-la de forma disciplinada e consciente.

O módulo se dedica a uma pequena revisão inicial do trabalho no Tantra Yoga, por tanto, trazemos o elemento básico da prática energética individual que é o reconhecimento e aprimoramento da energia sexual para transformação pessoal e de consciência. Destacamos aqui os problemas atuais do trabalho responsável com a energia sexual e quais cuidados devemos ter quando começamos a mergulhar nesse mapeamento e autocuidado. Devemos perceber que todos os padrões de repressão sexual e dessa energia está distorcida pela nossa cultura e sociedade, por isso, devemos desconectar das associações automáticas da mente programada e mergulhar nas percepções do corpo e da energia, onde ele circula e onde está bloqueada. O Potencial orgástico é uma ferramenta evolutivamente determinante para o desenvolvimento da nossa espécie humana.

– O potencial Orgástico

– A desmitificação da energia sexual

– Como utilizar a energia sexual sem erotização para criar alto estado de energia e alteração de consciência

– O Orgasmo como elemento de transformação

– Postura para estímulo orgástico

– Direcionamento da energia orgástica

– Cirando um estado meditativo a partir da energia sexual

Neste módulo Claudio Fernandez e Noemi Badialli fazem as considerações finais do curso Shakti Tantra Yoga, destacando a importância das técnicas realizadas no curso e atentando para a auto-observação. Importante que nessa fase final, você possa assistir o curso mais algumas vezes onde sentir necessidade de rever alguns detalhes e possa desenvolver concentração e foco no objetivo da prática. Destacamos também a liberdade pessoal de desenvolver uma pratica diária que se adeque a sua rotina e hábitos sem que haja um engessamento. Se permita sentir e experienciar o corpo, a energia e desprogramar sua mente através dessas técnicas.

– Observações, advertências

– Sentindo e mapeando os efeitos da prática

– Diário pessoal e autonomia no processo

– Estrutura e disciplina

Já comprou seu curso e quer fazer as aulas?

Clique no botão abaixo para fazer